Todo adolescente nos dias de hoje ouve falar na profissão DJ, bom parece estar fácil fazer curso para ser dj e depois montar mixer+cdj e vamos fazer festas, não não...não é bem assim, é bem mais trabalhoso que se pensa. Ser DJ não é apenas fazer curso comprar equipamentos de ultima geração, ter um amigo que faz festa na casa ou aluga um ambiente e vc vai e anima a festa, não é bem assim, existe dois lados a profissão dj, o 1º é o lado (aventureiro) onde se diverte e acha legal fazer festas, mais não leva a serio é apenas um hobby.
O 2º é a do cara que faz por amor a profissão, gosta de ser dj, produtor, fazer musica de sua propria autoria, montar remixes com qualidade, acho que "ganância" nesse ramos "no bom sentido", leva a pessoa muito além na profissão. Dentro da profissão podemos definir 2 tipos de DJ, o CLUB DJ e o PERFORMANCE DJ.
O CLUB DJ é o dj que mixa as músicas perfeitamente, deixando o BPM (batidas por segundo) em harmonia entre as duas músicas, trabalha muito com o PITCH do CDJ ou PICKUP para que a mixagem saia de forma unica e sincronizada sem queda na pista, mantendo o climax o tempo todo dançante e animado. Utiliza muitos recursos do MIXER para efeitos nas músicas entre eles FLANGER, FILTER, ECHO entre outros.
O PERFORMANCE DJ já esse utiliza muito menos o mixer praticamente utiliza apenas os faders e crossfaders do mixer, ele tem por finalidade ser rápido nos tocas discos (PICKUPS) com demonstrações perfeitas, participa de campeonatos de performances dj´s e faz tudo o que a criatividade manda. Nesse caso o mixer é um pouco mais curto para facilitar o desempenho e o alcançe das mãos nas PICKUP´s, usa bem menos os recusos de efeitos nas PICKUPS.
Cursos para dj em alguns estados/capitais existem bastante, porem em alguns não chega essa disposição para quem gostaria da profissão, para aprender tecnicas de mixagem e performance para ser um otimo dj tende procurar escolas fora de sua cidade e nem sempre é barato (R$) correr atrás de cursos. Mesmo não sendo fácil, é sempre bom estar antenado nas novidades em equipamentos, músicas, singles, remixes, técnicas enfim pra quem gosta e deseja se tornar um profissional no ramo, tende correr atrás, como comentei no inicio é muito fácil hoje em dia um adolescente "homem ou mulher" fazer curso, ter grana pra bancar a compra de equipamentos e se titula "DJ #%*@", então é mais que isso, profissão DJ sempre foi vista como ruim para os pais até mesmo pra alguns jovens, pois muitos acham que vida de DJ é tocar, beber, "catar" mulherada só... pelo contrário existem muitos Dj no brasil e no mundo a fora que tem o que tem por ter sido bem sucedido na profissão, é nitido que hoje em dia temos muitos recursos novos que a 30 anos atrás nao tinhamos, por isso facilita muito a vida dos novos DJ "eles deveriam ver anos atrás como era dificil rsrs".
São muitos os fatores para que entendam que a profissão DJ seja vista como uma CARREIRA, porem hoje alguns dj´s brasileiros lutam para regulamentação da profissão com carteira assinada, veja uma reportagem do DJ ALEX HUNT um dos que lutam pra isso acontecer, em seu site sobre:
Alex Hunt;
- "Agora a moda é falar sobre a regulamentação novamente. Afinal de contas, estamos quase La, falta MUUUITO pouco. No entanto, existem MUITAS duvidas novas, fora as apresentadas na entrevista que dei para a DJ sound explicando pra grande maioria dos profissionais coisas que vão FAVORECER a cena, e ajudar a colocar um pouco de ordem no barraco, pois do jeito que esta é que não pode ficar. Daqui uns 20 dias, estarei com um dos representantes do SINDECS, o conhecido Tibor Yuzzo,(DJ, produtor conhecido em todo Brasil, como Rico Robit, House Liberty etc…) que vai esclarecer MUITAS duvidas de TODOS, em relação ao PQ apoiar ou não um SINDECS, e quais vantagens teremos em se associar a algo, e no que isso poderá apoiar a cena e ajudar. Isso será apresentado em um vídeo. Portanto, postem aqui suas duvidas, para que no dia que eu for gravar o vídeo da entrevista com ele, eu possa ter as devidas respostas."
Mas tbm peço encarecida-mente que acessem a parte sobre regulamentação aqui no meu site, pra poder matar algumas das duvidas mais freqüentes. Obrigado!
Palavras do DJ ALEX HUNT encontradas no seu site www.djalexhunt.com.br.
Conheça tambem o SINDECS - Sindicato dos DJs e profissionais de cabine de som - SP e fique por dentro do assunto.
Fontes: DJ Alex Hunt - Cleiton Moraes (Blog Dance.com)
0 comentários:
Postar um comentário