Foto by kleytoondj |
Trance atualmente
Atualmente, após ter perdido um pouco da sua força no fim da década de 1990, o trance está a ganhar uma grande força novamente. Produtores consagrados como: Paul van Dyk, Tiesto, Armin van Buuren, Leon Bolier, Above & Beyond, ATB, George Acosta, Gareth Emery, Ferry Corsten, Aly & Fila, Markus Schulz, Sean Tyas, Dash Berlin, The Thrillseekers, Ronski Speed, Alex M.O.R.P.H., Sander Van Doorn, 4 Strings, DT8, Blank & Jones, dentre outros, continuam a manter o gênero em alta.
Trance como gênero musical
As primeiras gravações realizadas começaram não exatamente com a cena trance, e sim pelo acid house originário do Reino Unido, mais precisamente pela banda The KLF. Eles utilizaram o termo pure trance para designar algumas gravações que na verdade eram versões, e que fizeram um grande sucesso comercial em 1991. Além deste nascimento no Reino Unido pode também ser mencionado o começo do gênero trance em clubes alemães durante os meados da década de 1990 como uma ramificação do techno. Frankfurt frequentemente é citada como o berço do estilo. DJ Dag (Dag Lerner), Oliver Lieb, Sven Väth e Torsten Stenzel, são considerados pioneiros e produziram várias composições utilizando diversos nomes artísticos. Em 1991, Dag Lerner e Rolf Ellmer formaram o "Dance 2 Trance" (Dance to Trance), cuja música "We Come In Peace" representou a definição inicial do trance como estilo musical.
Trance progressivo
O Trance progressivo (em inglês Progressive trance), é uma vertente mais calma e com menos elementos que o Trance psicodélico. É um estilo mais lento, melódico e também grooveado, com BPM em torno de 125 a 138. O Trance progressivo, como já diz o nome, tem como sua característica principal, o fato de que, com o passar dos compassos, a música irá progredindo, ou seja, irão sendo adicionados mais elementos. A música também é mais marcada e com um swing mais linear que o trance normal.
Trance x Trance psicodélico
Foto by kleytoondj |
E de fato conhecida uma certa rivalidade entre o Trance e o Psychedelic, mais conhecido como PsyTrance, no Brasil e Portugal. Na sua essência, o Psychedelic mantém a mesma proposta de transe através do som. Porém musicalmente o estilo é diferente do Trance, o que caracterizou a antiga sub-vertente do GoaTrance como um novo estilo de Trance, para evitar subdivisões desnecessárias. O Psychedelic atual apresenta uma estrutura musical baseada em bpms altos, kicks sintéticos e pode apresentar, ou não, melodias (um dos elementos básicos no Trance e no GoaTrance). Enquanto o Trance nasceu na Alemanha, o Psychedelic Trance foi originado em Israel com base também na Índia - devido ao GoaTrance, que surgiu em Goa na India derivado do Trance, caracterizando assim o Psy como um tipo de Trance.
__________________________________________________________________
Porem exsite um cara que esta mais do que nunca ilustrando e fazendo historia no Trance, esse cara se chama ARMIN VAN BUUREN
podem achar estranho mais tempos atrás o Melhor do mundo era DJ Tiësto, pode até ser, mas esse cara vinha comendo pelas beradas, fazendo singles e mostrando que sabia o que queria, apresentar um Set com qualidade, harmonia, inspiração, tecnologia visual e o melhor de tudo AMOR a Musica. Armin em seu ultimo disco lançado veja o post sobre o novo album, armin deixa claro que o Amor a musica fala mais alto, e que fazer sucesso não é só bombar pista e sim fazer que o publico sinta o Feeling da pista sendo levado pela batida e harmonia do trance de Armin.
Palavras de Armin:
- "Musica é minha ligação especial com o publico essa esta lá, se torna um cobertar de energia e vivo esse momento único"
O Trance ainda é muito descriminado pela midia pelo fato de ser denominadas festas das Drogras Sintéticas, não adredito que seja todas, claro existe porem. temos que rever esses valores.